Medo de voar

Eu tenho medo de avião. Assim, não é uma fobia, aquela coisa paralisante, mas eu fico muito, muitíssimo desconfortável. Meu coração dispara, eu suo nas palmas das mãos, eu olho pra fora e tudo que consigo pensar é MINHA NOSSA SENHORA EU TÔ NO CÉU NUMA MÁQUINA ENORME EM ALTA VELOCIDADE PORQUE EU NÃO TÔ COM OS MEUS PEZINHOS NO CHÃO COMO ASSIM AI AI AI AI num loop infinito interrompido apenas pelos simpáticos comissários de bordo que me oferecem coisinhas pra comer e eu aceito assim sem nem pensar na dieta, porque convenhamos, se eu tô achando que vou cair dali a qualquer momento que se dane, me dá aqui esse biscoito passatempo recheado, me dá logo dois e uma coca também.

euzinha a bordo

O pior momento é a decolagem, quando as rodas do avião perdem o contato com o chão e ele sobe rapidão – depois que ele está no ar eu fico menos tensa, embora continue olhando nervosamente pela janela à espera do monstro que vai comer a turbina. Cêis sabem do que eu tô falando.

monstro

Clica pra ver um trechinho desse filme, clica.

A única vez em que não fiquei assim numa decolagem foi quando estava voltando de Brasília, depois de ir ao casamento de um amigo. O vôo previsto pras 3 da tarde atrasou um bocado e acabamos decolando já no fim da tarde, com o sol se pondo. Meus amigos, o céu de Brasília ao pôr do sol é algo digno de nota. Brasília ao pôr do sol não precisa de filtro. Vermelho, rosa, dourado e laranja se misturam e a camada de nuvens parece banhada em ouro líquido. Enquanto os raios de sol criavam riscos de raio laser no céu, o avião subia,  indo de encontro a esse esplendor dourado. Eu, tonta, não fotografei nada, só fiquei ali olhando atarantada.  mas não faz diferença: As fotos não fazem jus. Acho que a lente não capta a sensação de por um momento só estar mais perto de Deus, de me sentir ao mesmo tempo muito pequenina e parte de um todo muito grande, de entender de repente que as coisas fazem sentido. Chamem de delírio causado pelo medo, eu chamo de epifania.

Aquele vôo fez com que eu repensasse tantas coisas, e isso foi tão importante nas mudanças que ocorreriam depois. Agora cada vez que eu entro num vôo eu secretamente fico esperando que aconteça alguma coisa lifechanging. E aí no meu primeiro dia de férias eu estava aqui vendo Los Amantes Pasajeros e acho que no próximo vôo eu quero ao menos uma coreografia assim. Me pergunto que tipo de epifania eu teria nesse caso.

Mas eu realmente fico pensando em por que tenho esse medo irracional. Eu sei que o avião é seguro; que morre mais gente em acidente de carro por dia do que em acidente de avião por ano e que acidentes no banheiro são 30 vezes mais fatais do que acidentes aéreos ou alguma outra estatística igualmente relevante que mostra que dirigir até a Berrini ou tomar banho todo dia é tecnicamente mais perigoso do que voar algumas vezes por ano. Racionalmente entendo que estou perfeitamente a salvo. Mas nada disso faz com que passe esse frio na barriga, a sensação de se um sisteminha falhar todo mundo ali vira pó de estrelas – e talvez seja esse o ponto. Essa certeza de fatalidade.  Ninguém dá uma batidinha com o avião como fazemos com nossos carros, ninguém escorrega de leve com o avião e cai de bunda como fazemos às vezes no banheiro. Não tem sustinho no avião. Ninguém tem um leve acidente de avião.

Que medo eu tenho de coisas que são ou tudo ou nada.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Medo de voar

  1. Achei que com o tempo e mais viagens meu medinho de avião também passaria. Digo medinho, pois também não é uma coisa avassaladora que me impede de voar, só fico assim como você, bastante consciente da situação durante a viagem toda. Mas estava enganada, o medinho só aumentou. =/
    Ainda não testei, mas pra algumas pessoas funciona entender mais sobre o mecanismo de funcionamento de todas as partes do avião. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s