When Gabi met Sally <3

Quando eu era criança, queria uma bicicleta rosa com cestinha. Todas
as meninas da minha rua tinham bicicletas cor de rosa. Mas meus pais
nunca me deram. Minha mãe explicou que não dava, a grana era curta e a
cecizinha rosa era cara. Eles me deram uma bicicleta vermelha, e
depois quando cresci tive uma outra azul-metálico, meu xodó, que se
chamava Eduarda, sei lá por quê. Andei horrores nessa bicicleta,
porque tinha a felicidade de viver num bairro tranquilo, uma vila,
onde dava pra andar pela rua sem medo.

Mas sonhava com a bicicleta rosa.

IMG_1562

De uns tempos pra cá, fui me aproximando muito de dois movimentos: o
de ciclistas, por conta de um grupo de amigos e amigas que anda de
bike pra lá e pra cá como principal meio de transporte; e o de
empoderamento feminino: um movimento maravilhoso que prega que as
mulheres podem fazer o que elas quiserem. Quer ser presidente de
empresa? Pode. Quer ser dona de casa? Pode também. Quer começar seu
próprio negócio? Pode super. É a ideia maluca de que mulher é um ser
humano normal e assim como o homem tem todos os direitos do mundo.

Parece óbvio, mas não é: mulheres são diminuídas e objetificadas o
tempo todo. Da cantada de rua até a avó perguntando quando você vai se
casar, do chefe que prefere promover um cara porque “não tem tpm” até
as capas de revista com mulheres magras/loiras/sem um poro na pele,
tudo isso faz a gente se sentir incapaz, ou feia, ou sei lá o quê. E
eu fico doida da vida com isso.

Aí a Avon me convidou pra um evento onde eu iria ganhar uma bicicleta
rosa. E por um acaso, a Avon é uma empresa linda que prega MUITO o
empoderamento feminino. Há 130 anos as mulheres vendem Avon e ganham sua própria renda, e isso faz com que elas se sintam mais fortes e
capazes. E muitas vezes é um primeiro passo pra que elas possa sair de
relacionamentos nocivos. O convite foi perfeito: eu ia participar de
um movimento de mulheres fortes e ainda ia ter minha linda bici rosa
com cestinha.

Ag2YNiMl2JKaxCGeLw8qrOg7FJE3yizxpt5h4SzXa3Pi

No domingo, acordei super cedo e fomos pro Ibira. Um MAR de mulheres
de camisa rosa, lindas, de todas as idades, familias, grupos de
amigas. Todas juntas num passeio super gostoso, 5 quilometros planos,
pra todo mundo poder participar. Tava tudo muito lindo, de verdade.
Teve sorteio de brinde, teve massagem, teve tanta coisa bacana que
esqueci que tinha acordado tão cedo. Encontrei amigas queridas e
conheci mulheres legais e voltei pra casa com um sorriso na cara,
feliz por fazer parte de um momento tão maravilhoso.

E agora, eu e a Sally (minha bicicleta nova e rosa e linda) vamos dar
altos rolês por aí. E eu tô muito, muito feliz. ❤

IMG_1556

Deixe um comentário

